Caminhada pela Inclusão mobiliza Parintins no Dia de Conscientização do Autismo

Fotos: Pitter Freitas


Centenas de crianças, jovens, pais, professores e sociedade em geral marcaram presença na "Caminhada pela Inclusão" nesta quarta-feira, 02 de abril. O evento alusivo ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi promovido pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o intuito de sensibilizar a sociedade parintinense sobre a importância da inclusão e respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 


A caminhada iniciou nas proximidades do Bumbódromo e seguiu até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo. O evento reuniu escolas e centros de educação infantil da rede municipal.

 A programação foi idealizada pela Coordenação de Educação Especial da Secretaria de Educação. 

A secretária municipal de Educação, Gizelle Soares, exaltou a necessidade de todos estarem unidos contra qualquer tipo de preconceito existente. 
É um momento de mobilizar mesmo, fazer com que as pessoas conheçam o autismo. O TEA não é uma condição, mas uma característica e as pessoas precisam ser respeitadas", disse.
 De acordo com Gizelle Soares, a administração do prefeito Mateus Assayag tem um olhar diferenciado para a educação especial, direcionando importantes investimentos para atender a mais de 200 alunos com autismo na rede municipal.


Pai atípico, o conselheiro tutelar e assistente social, João Maurício, participou da caminhada e enalteceu sua importância para a conscientização sobre os direitos, inclusão e bem estar das pessoas com autismo em Parintins. 
 O que é mais importante é nós sensibilizarmos a sociedade acerca dos direitos e a garantia deles. É fundamental esse momento para que a gente possa dar uma chacoalhada em Parintins e dizer que é importante pensarmos sobre a realidade das pessoas que têm autismo e a importância da garantia dos direitos delas", frisou. 
Após a caminhada, os participantes reuniram-se na praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo para a soltura de balões azuis. O ato simbólico teve o intuito de conscientizar a sociedade sobre o autismo.

Postar um comentário

0 Comentários