Prefeito de Parintins propõe renomeação do Liceu de Artes em homenagem a Jair Mendes

Foto: Carlos Alexandre

Na manhã deste domingo, 16, o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, anunciou que vai solicitar ao Governo do Estado do Amazonas a mudança do nome do Liceu de Artes e Ofícios, unidade Parintins, para Liceu de Artes Mestre Jair Mendes. 

O anúncio foi feito durante as homenagens ao renomado artista que faleceu no sábado (15/3).

"Farei a solicitação, por meio da Prefeitura de Parintins ao Governo do Estado, para que o Liceu de Artes passe a se chamar Liceu de Artes Mestre Jair Mendes", declarou Assayag em seu discurso.

O prefeito ressaltou que a homenagem é uma forma de eternizar a memória de um dos grandes responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do espetáculo alegórico dos bois Caprichoso e Garantido. 

Mateus destacou a importância de Jair Mendes na evolução do item 10, o Boi-Bumbá. 

“Dessa forma, vamos gravar para sempre o nome do mestre Jair Mendes no palco dos grandes artistas, das grandes cenas e do nosso grande festival, que é o Bumbódromo”, afirmou.

As homenagens a Jair Mendes começaram com a recepção de seu corpo no Aeroporto Júlio Belém pelos bois Caprichoso e Garantido. 

Foto: Sérgio Cole 

Em cortejo, seguiu para o curral Lindolfo Monteverde, onde recebeu tributos do Boi Garantido. 

Na ocasião, o presidente do Boi Garantido, Fred Góes, destacou o legado do artista, que influenciou gerações com seu talento e dedicação ao Festival de Parintins.

Após a passagem pelo curral do Garantido, o cortejo seguiu para o Galpão de Alegorias do Caprichoso, que já leva o nome de Jair Mendes. 

No Bumbódromo, onde brilhou por décadas com sua arte, sua memória foi celebrada e aplaudida por integrantes das nações azul e vermelha.

No curral Zeca Xibelão, torcedores, artistas e a diretoria do Boi Caprichoso também prestaram homenagens ao mestre e a sua família. 

A proposta do prefeito Mateus Assayag reforça o reconhecimento do legado de Jair Mendes para a cultura de Parintins, garantindo que seu nome continue vivo na história do Festival de Parintins e na formação de novas gerações de artistas.

Foto: Pitter Freitas



Postar um comentário

0 Comentários