Parintins recebe evento de atualização sobre tuberculose e ILTB


 


Fotos: Hamilton Duarte - SECOM

Uma capacitação sobre atualização da tuberculose e ILTB foi realizada na manhã desta quinta-feira (27), no auditório da UEA, com a equipe da Fundação de Vigilância em Saúde(FVS), Ministério da Saúde e profissionais de Saúde de Parintins. O evento marcou o encerramento da campanha que teve início em Parintins na última segunda-feira (24), com metas a intensificar o controle e tratamento da tuberculose, diagnóstico e cura.
 
O coordenador geral da Vigilância da Tuberculose, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Artemir Coelho, ressalta que a tuberculose é um grande problema de saúde e também social. Ela depende não só de ações de saúde, de prevenção, assistência, diagnóstico e tratamento, mas também de um trabalho articulado com todos os setores.
 Temos estados no Brasil com baixa incidência, outros com maiores índices, acima da média. No Amazonas a gente tem um grande desafio de trabalhar de forma articulada, e em conjunto, para que possamos identificar as pessoas com a doença, pois tem tratamento e cura”, frisou.
A coordenadora do Programa Estadual de Controle a Tuberculose da Fundação de Vigilância em Saúde, Lara Bezerra, informou que Parintins está em 6° lugar em incidência no estado. O Amazonas registrou 4.300 novos casos de tuberculose em 2024, 256 óbitos pela doença.
 Temos o tratamento preventivo da tuberculose que é um regime curto, com 3HP, três meses com rifampicina associada à isoniazida. De 2019 a 2024, o Amazonas tem sido destacado na prevenção contra a tuberculose. Mais de 8 mil pessoas foram beneficiadas pelo tratamento, é uma estratégia que acelera para as metas de eliminação da tuberculose", afirmou Lara Bezerra.
O gerente municipal do Programa de Controle da Tuberculose, Euler Lira, falou dos números locais com 89 diagnósticos em 2023 e 139 casos em 2024. “Estamos trabalhando para tratar pacientes, ajudá-los a encerrar o tratamento e alcançar a cura. Em Parintins estamos com 59% na proporção da cura, que é o índice do PQAVS, um importante indicador para a cidade", lembrou.
 
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Elaine Pires orienta que pacientes sintomáticos com tosse há mais de duas semanas, emagrecimento aparente, febre persistente, devem procurar a unidade de saúde tanto na zona urbana quanto rural.
A nossa rede de atenção em saúde está estruturada, seja nas UBS, rede laboratorial, ou em casos de internações no Hospital Jofre Cohen. Tuberculose tem cura e tratamento disponível na nossa rede de saúde no município de Parintins", enfatizou Elaine.
O secretário municipal de saúde, Clerton Rodrigues, afirmou que é determinação da gestão municipal avançar em relação a prevenção e o tratamento da tuberculose e outras patologias no município.
 Essa semana de combate à tuberculose é uma mostra da nossa atenção no tratamento especificamente da tuberculose, mas também estamos atuando em diversas frentes para combater demais doenças", reiterou.

 

Postar um comentário

0 Comentários