HISTÓRICO! "Ainda Estou Aqui" ganha o Oscar de melhor filme internacional para o Brasil

Foto: Divulgação 

O filme brasileiro "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, venceu, na noite deste domingo (2/3), em Los Angeles, o prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025, marcando a primeira vitória do Brasil na premiação. 

É uma conquista importante e  histórica para o cinema brasileiro no evento que premia as melhores produções cinematográfica do mundo, desde de 1929.

Inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o longa retrata a trajetória de Eunice Paiva (Fernanda Torres), advogada e ativista que lutou por 40 anos para descobrir a verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello), vítima da ditadura militar.

Ao receber o prêmio, Salles dedicou a conquista a Eunice Paiva e às atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.

"Em nome do cinema brasileiro, é uma honra tão grande receber isso de um grupo tão extraordinário. Isso vai para uma mulher que, depois de uma perda tão grande no regime tão autoritário, decidiu nao se dobrar e resistir... Esse prêmio vai para ela: o nome dela é Eunice Paiva. E também vai para as mulheres extraordinárias que deram vida a ela. Fernanda Torres e Fernanda Montenegro", disse.

"Ainda Estou Aqui", uma produção original do Globoplay, também concorreu nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Filme.

A vitória de "Ainda Estou Aqui" representa um marco para a indústria cinematográfica brasileira, que há anos busca reconhecimento internacional. 

O último filme do Brasil a ser indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional foi Central do Brasil, em 1999, e a única vitória do país na premiação ocorreu com Orfeu Negro (1959), uma coprodução com a França.

Postar um comentário

0 Comentários