![]() |
Fotos: Divulgaçaõ |
O Governo do Amazonas, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-AM), lançou o Sistema de Auditoria Governamental Interna Apoena durante o evento de apresentação do Plano Estadual de Integridade, na segunda (24/03).
O novo sistema, cujo nome tem origem Tupi-Guarani e significa ‘aquele que vê ou vai mais longe’, foi desenvolvido pela empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam) para aprimorar a qualidade e agilidade das auditorias no estado, alinhando-se às normas internacionais de auditoria interna.
O Apoena representa um marco para o Sistema de Controle Interno do Amazonas porque é uma ferramenta essencial para a tomada de decisões auditáveis e baseadas em análise de riscos. Com ele, o governo poderá fortalecer os Controles Internos e impulsionar melhorias significativas nas políticas públicas, garantindo maior eficiência e transparência.
Para o controlador-geral do Estado, Jeibson Justiniano, a implantação do Apoena é um avanço na modernização da gestão pública.
Esse sistema nos permitirá aprimorar as auditorias internas com mais precisão e celeridade, garantindo que as melhores práticas de controle sejam aplicadas de forma padronizada em toda a administração pública estadual, destacou.
A subcontroladora-geral de Controle Interno, Lúcia Magalhães, também ressaltou a importância do novo sistema:
O Apoena nos permite atuar com mais precisão na identificação de riscos e na melhoria contínua dos processos de auditoria. O que garante mais eficiência e transparência, refletindo na qualidade dos serviços prestados à população., disse.
Com a nova ferramenta, o processo de auditoria no Amazonas passa a ser padronizado e contará com a automatização dos relatórios finais. Isso facilitará as avaliações gerenciais e enriquecerá a discussão sobre melhorias nas atividades dos órgãos e entidades estaduais. Inicialmente, o sistema está em uso interno pela CGE-AM, e em breve será disponibilizado para as unidades gestoras, conforme
cronograma:
Módulos em desenvolvimento (até 31/12/2025):
Integração com todas as Unidades Gestoras
Monitoramento – Plano de Providências
Matriz de Acompanhamento das determinações do TCE
Elaboração de Certificados e Pareceres de Contas
Módulos programados para 2026:
Análise de Riscos
Perfil UCI para o desenvolvimento das auditorias internas
Com essa iniciativa, o Governo do Amazonas reafirma seu compromisso com a modernização dos mecanismos de controle e auditoria, assegurando maior transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos.
0 Comentários