![]() |
Foto: Hamilton Duarte/Secom |
O Circuito Carnailha abriu alas para o desfile dos blocos da Chave Especial, nesta segunda-feira gorda, 03, num show de cores, luzes e criatividade dos grupos que buscam o título da elite do carnaval parintinense.
O público e as torcidas dos blocos interagiram nas arquibancadas, frisas, camarotes, energizando as apresentações e celebrando os grandes espetáculos que só os artistas parintinenses sabem proporcionar.
O Carnailha de Parintins se confirma como evento cultural e turístico como propulsor de oportunidades de emprego e renda a um número significativo de pessoas.
A economia ficou aquecida com a grande movimentação no entorno do Circuito Carnailha e Bumbódromo, na praça de alimentação e no Anfiteatro Sila Marçal.
A emoção contagiou o prefeito Mateus Assayag e a vice-prefeita Vanessa Gonçalves que participaram de todos os desfiles nas alas de tururis.
![]() |
Foto: Hamilton Duarte/Secom |
O prefeito estava feliz com a resposta do público que lotou a avenida.
“É uma felicidade ver o Circuito Carnailha lotado, os blocos estimulados, o público cantando os sambas enredos. Eu fico realmente muito feliz como prefeito viver esse momento de alegria em uma segunda-feira de carnaval. E nesta terça-feira tem muito mais com o Carnaboi”, comemorou.
A vice-prefeita Vanessa também estava eufórica participando de todos os blocos.
“Quem apostou que não ia dar ninguém, nós mostramos que a segunda-feira de Carnailha é um sucesso. Eu estou muito feliz”, disse empolgada.
Mateus e Vanessa também fizeram a festa com o Bloco Tarja Preta, na abertura da noite, promovendo inclusão e alegria aos usuários dos serviços de saúde e do CAPS.
A Banda do Bilela agitou o público no intervalo de cada apresentação. Foi um Carnaval tranquilo, repleto de muita alegria e descontração.
![]() |
Foto: Hamilton Duarte/Secom |
Sorteio de motos
Outra inovação para tornar o evento ainda mais atrativo foi sorteio de duas motos Biz zero quilômetro, um incentivo a mais para quem foi prestigiar a disputa da chave especial.
A dupla comandou o sorteio que premiou duas mulheres presentes no Circuito Carnailha. As vencedoras foram a enfermeira Helen Guimarães Fragata que levou a moto branca e Nathalia Noronha Lima. Elas ganharam também dois capacetes e curso de habilitação. O encerramento no palco do Circuito Carnailha ficou por conta da Banda 100% Abusado.
![]() |
Foto: Hamilrton Duarte/Secom |
Disputa Especial
Abrindo a disputa da Chave Especial, o Bloco Os Metralhas levou para a avenida o enredo “Os Metralhas na Avenida, obrigado meu Deus”.
Fundado em 05 de outubro de 1989, dirigido por Elson da Silva Barros, o Edinho lobo mau, o bloco celebrou a tradição e a história dos Metralhas de alto astral, de bem com a vida.
O enredo representou a felicidade e gratidão a Deus por todos os anos de folia e alegria na festa maravilhosa que é o Carnailha.
A comissão de frente se destacou com a coreografia dos 12 integrantes, representando a "Família Metralha, os Irmãos Metralhas", símbolo do bloco.
![]() |
Foto: Hamilton Duarte/Secom |
“Lugar de mulher é onde ela quer” foi o enredo do Bloco Império dos Palmares, que exaltou no Carnailha os direitos, as conquistas e o empoderamento feminino.
Ao comando do presidente José Anísio Menezes, o Netinho do Império, o bloco imperou com a força da mulher contra o assédio, o desrespeito e a discriminação.
A comissão de frente veio personificada de Frida Kahlo, pintora mexicana que se tornou um símbolo da força interior das mulheres, do amor pelo México e povos indígenas.
Netinho destaca que o esforço, a alegria e o espírito de equipe mantêm o bloco há 20 anos no Carnailha.
![]() |
Foto: Hamilton Duarte/Secom |
Exaltando as lendárias guerreiras Amazonas, o bloco das cores verde, azul e vermelho foi o terceiro a contagiar a passarela com o enredo “Bad Boy no Reino Sagrado dos Muiraquitãs”, embarcando na viagem do navegador espanhol Francisco Orellana e a descoberta do Rio Amazonas.
O embate com as guerreiras Icamiabas e o símbolo sagrado do Muiraquitã estavam representados na comissão de frente.
O presidente Assis Oliveira agradeceu a garra e a alegria dos foliões que contribuíram para o sucesso do bloco.
Criado no ano de 1997, o Bad Boy fez uma apresentação para conquistar o primeiro lugar no Carnailha 2025.
O enredo “Parintins, Terra da Cultura, Magia e fé” contagiou os foliões do Bloco Fax, um dos pioneiros do Carnailha que festejou na passarela os 30 anos de folia.
Na direção do presidente Mauricio Porto, o enredo cantou a história, as tradições culturais, o amor e a fé do povo de Parintins.
As homenagens destacaram os bois Caprichoso e Garantido, os artistas Juarez Lima e Jair Mendes e Nossa Senhora do Carmo.
Os guerreiros tupinambás coreografaram na comissão de frente e o samba da Fax cantou trechos das toadas dos bois, o que empolgou ainda mais a apresentação.
![]() |
Foto: Hamilton Duarte/Secom |
Em busca do título da Chave Especial, o Bloco Rubro Negro desfilou pedindo a proteção de São Jorge Guerreiro, o homenageado com o enredo “Eu andarei armado e vestido com as armas de São Jorge".
A comissão de frente foi destaque com seis dragões de São Jorge e seis guerreiros.
O presidente Jailson Assis, o Pinto, disse que o bloco fundado em 1996 veio forte para recuperar o título perdido por apenas um décimo no ano passado.
O Rubro Negro apostou no talento do artista Agnaldo Souza, que durante 22 anos trabalhou no carnaval de São Paulo.
![]() |
Foto: Hamilton Duarte/Secom |
Fechando o desfile da segunda noite do Carnailha, o Bloco Unidos do Itaúna exaltou a religiosidade de matriz africana com o tema “Unidos Itaúna: Tem festa de terreiro”.
O bloco é o atual campeão do Carnailha da Chave Especial e fez homenagens para os centros de umbanda, espaços sagrados de manifestação da espiritualidade.
Na comissão de frente, doze integrantes representaram orixás que faziam reverência a Oxalá.
O presidente e carnavalesco Edmar Bitencourt do Amaral, o Plim Plim, explicou que Oxalá é cultuado como o maior e mais respeitado de todos os Orixás por ser o mais velho, representando a ancestralidade.
Ele aposta no bicampeonato do bloco que é um dos mais tradicionais do Carnailha, desde 1993.
![]() |
Foto: Hamilton Duarte/Secom |
Carnaboi
Nesta terça-feira, 04, o Carnaboi promete arrastar uma multidão de azul e vermelho com as apresentações de Caprichoso e Garantido, engrandecendo ainda mais o turismo, o patrimônio cultural e o maior carnaval do interior do Amazonas.
0 Comentários