![]() |
Foto: Divulgação |
A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, inicia nesta quinta-feira (27), a partir das 18h, a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no auditório Dom Arcângelo Cerqua.
O evento reúne profissionais da saúde, representantes sindicais, gestores públicos e a sociedade civil para discutir políticas voltadas à melhoria das condições de trabalho e saúde dos trabalhadores do município.
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência visa ampliar o debate sobre a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e formular propostas para a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Amazonas e a 5ª Conferência Nacional, garantindo a participação ativa de Parintins nesses espaços.
Programação e Discussões
A conferência contará com palestras, debates em grupos e a formulação de propostas. Entre os principais temas que serão abordados está a palestra Magna “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, ministrada pela Dra. Eliana Feijó, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Discussões em Grupos:
Eixo I: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – Elaine Pires, Coordenadora de Vigilância em Saúde de Parintins.
Eixo II: As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador – Profª. Valmiene Florindo, doutora em Políticas Públicas (UFAM).
Eixo III: Participação Popular e Controle Social na Saúde do Trabalhador – Profª. Marklize dos Santos Siqueira, mestre em Sociologia (UFAM).
Ao final do evento, serão eleitos os delegados que representarão Parintins na 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Amazonas.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Rosa Barbosa, enfatiza a relevância da conferência para a construção de políticas mais eficazes.
"Este é um momento essencial para fortalecer o controle social e debater medidas que assegurem a saúde dos trabalhadores. A participação de todos é fundamental para avançarmos nessa pauta.”
O secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, destaca o compromisso da gestão municipal com o tema.
"O prefeito Mateus Assayag e a vice-prefeita Vanessa Gonçalves têm uma gestão pautada no diálogo e na participação popular. Nosso compromisso é garantir que os trabalhadores tenham voz e que suas necessidades sejam levadas em consideração nas políticas públicas de saúde”, conclui.
0 Comentários