Produtores rurais recebem apoio técnico para fortalecer cultivo de frutas e hortaliças em Parintins

Foto: Gerlean Brasil  – SEMPA/SECOM

As cadeias produtivas da mandioca, cará, maracujá, banana, hortaliças folhosas, ariá, acerola, goiaba, graviola, laranja e limão taiti são impulsionadas com orientação técnica da Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural desde a primeira quinzena do mês de fevereiro.

Os atendimentos da Coordenação de Produção Vegetal estão concentrados em visitas técnicas aos produtores com áreas em processo de mecanização no Projeto de Assentamento Vila Amazônia, na divisa do Estado do Amazonas com o Pará, que abastece o mercado local.

Em Santo Antônio do Murituba, a patrulha da Prefeitura de Parintins já atuou na aradagem e nivelamento de 2,5 hectares de áreas de quatro agricultores que cultivam cará, feijão, maracujá, banana e melancia.

O engenheiro agrônomo Ronald Gonçalves e o operador de máquinas pesadas Kédson Paixão deram início às atividades, conforme solicitação prévia dos serviços na Secretaria de Produção Rural, na Rua Paes de Andrade, no prédio onde funcionou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com o secretário municipal de produção rural, Tião Teixeira, o trabalho operacional da equipe técnica, que é determinado pelo prefeito Mateus Assayag, compreende a interpretação de análise de solo para a recomendação dos insumos e sementes, com acompanhamento desde o preparo de solo, plantio da safra, até a colheita e a comercialização. Além desses serviços oferecidos, a Secretaria Municipal de Produção Rural também faz o monitoramento de pragas e doenças nas propriedades assistidas.

Uma das iniciativas do engenheiro agrônomo Ronald Gonçalves, durante os serviços prestados de forma gratuita, é a capacitação técnica aos produtores rurais, orientação sobre como proceder a adubação de cada cultura e a demonstração do processo de poda para o aumento da safra de culturas como a acerola, goiaba, graviola e laranja.

Os agricultores interessados em receber visitas técnicas da Coordenação de Produção Vegetal podem protocolar requerimento na secretaria para entrarem na agenda de ações do ano de 2025.

Postar um comentário

0 Comentários