![]() |
foto: Júnior Ferreira – SEMSA/SECOM |
Nesta quarta-feira (19/2), a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, realizou uma reunião na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para dar início à Jornada de Castração de Cães e Gatos no município.
O encontro contou com a presença da coordenadora da Vigilância em Saúde, Elaine Pires, da diretora da UFAM, Sandra Helena, da presidente da Associação Patinhas Unidas de Parintins (APUP), Mariana Andrade, e demais colaboradores.
A iniciativa visa controlar a superpopulação de animais em situação de abandono e prevenir problemas de saúde pública.
“A reunião foi justamente para efetivar e implementar o Termo do Convênio da Associação Patinhas Unidas de Parintins, chamando a Universidade Federal do Amazonas, através da diretora Sandra Helena, para iniciar a parceria com o Instituto de Zootecnia. Então, vamos dar o pontapé para que a Jornada de Castração de Animais de Pequeno Porte aconteça", destacou Elaine Pires.
Mariana Andrade destacou a importância da colaboração entre academia e gestão pública, enfatizando que a castração é uma estratégia essencial para prevenir a proliferação de doenças e promover o bem-estar animal.
“É com essa aproximação com a academia, nós poderemos associar ensino, pesquisa e extensão, assim como início de gestão da diretora Sandra Helena e gestão do Prefeito Mateus Assayag. A gente pode trazer para a população parintinense uma forma abrangente, algo que a gente já faz há anos, que é usando a castração como prevenção de proliferação de problemas. Precisamos compreender que um animal saudável é uma sociedade saudável"
A próxima etapa será o mapeamento das áreas com maior demanda no município. Uma nova reunião definirá os ajustes finais, e a Jornada de Castração está prevista para começar em abril.
0 Comentários