![]() |
Foto: Divulgação/Secom |
A Prefeitura de Parintins realiza nesta quinta-feira, 20, a inauguração do projeto Telessaúde Digital na comunidade Santa Rita da Valéria, que beneficiará mais de 20 comunidades e cerca de 2.500 pessoas.
A iniciativa inovadora faz parte do esforço do prefeito Mateus Assayag em modernizar a saúde pública do município, garantindo mais acesso e qualidade no atendimento.
A implantação do sistema de Telessaúde Digital é custeada com recursos próprios da Prefeitura de Parintins e contará com a presença da equipe do Ministério da Saúde.
A secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, fará uma participação remota na cerimônia de lançamento, que também contará com a presença de representantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
O projeto inovador levará telediagnóstico com eletrocardiograma e teleconsultas aos moradores da zona rural, reduzindo a necessidade de deslocamento e garantindo um atendimento especializado de qualidade.
O secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, destacou o compromisso do prefeito Mateus Assayag em ampliar e modernizar os serviços de saúde no município.
Rodrigues ressaltou o investimento que a gestão tem feito em tecnologias de saúde, como o sistema de teleatendimento em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Universitário Getúlio Vargas, Universidade do Estado do Amazonas e Funati para a realização de eletrocardiogramas com laudos rápidos.
"A determinação do prefeito Mateus Assayag é ampliar e modernizar os serviços de saúde, levando inovação e qualidade para toda a população. Com a implantação do Telessaúde na Valéria, a comunidade terá acesso a serviços essenciais com o apoio de uma equipe médica qualificada. É uma grande conquista que reflete o cuidado da gestão com as zonas rurais e ribeirinhas".
Segundo Rafael Prado, diretor de Telemedicina da Secretaria de Saúde, a partir deste lançamento, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona rural, UBS fluvial e da zona urbana serão contempladas com a tecnologia.
"O sistema de Telessaúde permitirá que médicos da região encaminhem pacientes para consultas com especialistas, com o agendamento da teleconsulta em tempo real. Isso ajudará a diminuir as filas de espera e a agilizar o atendimento especializado para os moradores das comunidades", explicou.
0 Comentários