![]() |
Bi Garcia e lideranças indígenas sentados na mesma mesa - Foto: Mídia Cabocla |
O ex-prefeito de Parintins e um dos principais líderes políticos do interior do Amazonas, Frank Bi Garcia (PSD), reforçou o grupo político liderado por ele ao confirmar uma coalizão com lideranças indígenas do Baixo Amazonas. Os grupos irão caminhar juntos em projetos políticos futuros, o principal deles, as eleições de 2026.
Bi Garcia já tem sido visto lado a lado com líderes do movimento indígena, especialmente com o atual coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena de Parintins (Dsei), Mecias Jr. Na aparição mais recente, Bi Garcia e Mecias Jr. chegaram juntos e permaneceram na mesa principal de abertura do ano escolar da Rede Municipal de Parintins.
Na mesma ocasião, outros importantes nomes da política amazonense também estiveram presentes, como o deputado federal licenciado e atual chefe da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania de Manaus (Semasc), Saullo Vianna (União), a deputada estadual Mayra Dias (Avante), o prefeito de Parintins, Mateus Assayag (PSD), entre outras lideranças políticas.
![]() |
Deputado federal licenciado Saullo Viana, e Mecias Jr. - Foto: divulgação |
Articulação em nível regional e local
A aliança entre o grupo liderado por Bi Garcia e o movimento indígena na região tem sido articulada e reforçada ao longo dos últimos meses. Ambos os grupos demonstraram força nas últimas eleições e estão na base de apoio dos principais caciques políticos do Estado, os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB).
Para especialistas em política, a coalizão agrega, demonstra poder de diálogo e reforça a influência de Bi Garcia na região. O ex-prefeito deve disputar as eleições de 2026 e é cotado para compor uma chapa na disputa pelo Governo do Amazonas.
![]() |
Inauguração de obras em aldeias atendidas pelo Dsei-Parintins - Foto: divulgação |
A escalada da influência do movimento indígena no leste amazonense e para além da divisa tem sido destaque nos últimos anos e ficou ainda mais evidente recentemente.
Devido à força do movimento indígena, Mecias Jr., do povo Sateré-Mawé da região do rio Andirá, em Barreirinha, foi escolhido pelo Governo Federal para coordenar o Dsei-Parintins, órgão responsável pela saúde indígena na região do Baixo Amazonas.
A atuação de Mecias Jr. tem ganhado destaque com a população indígena e a posição estratégica à frente do Dsei amplia a importância dele na região. De acordo com o Governo Federal, cerca de 17 mil indígenas são atendidos pelo Dsei Parintins atualmente.
Nas últimas eleições municipais, o movimento indígena teve papel determinante em municípios da região, como Barreirinha, Maués e Parintins.
Em Barreirinha, os vereadores Erasmo Sateré (PSD), Juninho Carneiro (PODE) e Maikinho Batista (PODE) foram eleitos pela forte atuação do movimento indígena. Juninho e Maikinho estão entre os vereadores mais votados da história do município.
Em Maués o movimento indígena atuou ao lado da prefeita eleita Macelly Veras (PDT), vencedora do pleito e com ampla maioria dos votos entre os indígenas.
![]() |
Prefeito de Parintins, Mateus Assayag, e Mecias Jr. - Foto: divulgação |
Em Parintins, o movimento indígena acompanhou o grupo de Mateus Assayag (PSD), vencedor do processo eleitoral de 2024 na Ilha.
Na região, a atuação do movimento indígena ainda resultou na eleição de Rosimar Batista (MDB) para vereador do município de Aveiro, no Oeste do Pará. Rosimar teve votação expressiva com ampla margem de votos obtida entre os indígenas.
0 Comentários