Vacinação contra a influenza segue até julho, recomenda Ministerio da Saúde

 


A campanha de vacinação contra a influenza na Região Norte termina nesta sexta-feira (31). O Ministério da Saúde recomenda, entretanto, que as doses em estoque permaneçam disponíveis para a população até julho deste ano.

“Os estados da região continuarão vacinando e aqueles que ainda não se imunizaram contra a gripe podem se dirigir à unidade básica de saúde (UBS) mais próxima e se proteger”, destacou a pasta, em nota.

Iniciada em setembro de 2024, a campanha abarca os seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. 

De acordo com o Ministério, até o momento, foram aplicadas 3.225.266 doses, alcançando cobertura de 42,5%.

Em Parintins, a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde, que previa uma cobertura vacinal de 90%, não foi alcançada.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), até a manhã desta sexta-feira, Parintins havia atingido apenas 60,5% de cobertura vacinal contra a influenza. Esse número está acima da média estadual, que até o dia 23 de janeiro registrava 47,3% de cobertura vacinal no Amazonas, com 781.552 doses aplicadas, segundo o Ministério da Saúde.

A população alvo da campanha, a princípio, era composta por gestantes, puérperas, idosos, crianças, povos indígenas que vivem em seus territórios e trabalhadores da saúde. A partir de agora, qualquer pessoa a partir dos 6 meses de vida pode se vacinar.

A iniciativa, de acordo com o ministério, considera a situação epidemiológica local, os estoques disponíveis e as estratégias definidas pelas secretarias estaduais e municipais.

A dose utilizada é a trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários