Foto: Divulgação/Redes sociais |
Servidores municipais de Barreirinha têm enfrentado constantes atrasos no pagamento dos salários e a falta de pagamento do 13º.
Esses atrasos afetam diversos setores do funcionalismo público, incluindo a saúde.
De acordo com os servidores, houve atrasos no pagamento dos salários durante todo o ano, e o 13º ainda não foi pago até o momento.
A falta de pagamento afeta principalmente os servidores da área da saúde, que temem um calote da Prefeitura devido ao processo de transição de governo no município, com a saída do ex-prefeito Glênio Seixas (MDB) e a posse do novo prefeito, Darlan Taveira (União).
"Nós somos profissionais da saúde, trabalhamos de sol a sol e agora chuva após chuva, e contribuímos com o município para que as metas fossem alcançadas. Então prefeito, infelizmente nós tivemos que chegar a esse ponto, haja vista que o senhor não se pronúncia, não nos dá uma resposta e nós precisamos. Nós somos amparados por lei e queremos receber o que é nosso por direito", disse um dos trabalhadores afetados que preferiu não se identificar por temer represálias.
O 13º salário é um direito de todo trabalhador garantido pela Constituição Federal Brasileira.
Conforme a Constituição, o benefício deve ser pago até o dia 20 de dezembro.
Resposta da Prefeitura
Por meio de nota, a Prefeitura de Barreirinha informou que os atrasos no pagamento dos salários ao longo do ano passado ocorreram devido a instabilidade no sistema da folha de pagamento do município e que em algumas ocasiões esse processo foi feito de forma individual.
Sobre a falta de pagamento do 13º, a Prefeitura informou que o problema também ocorre por conta de instabilidade no sistema da folha de pagamento e por conta do processo de transição de governo, mas garantiu que os servidores serão pagos.
A nota não informou uma data para esse pagamento.
Confira a nota na íntegra:
Nota de Esclarecimento
Informamos que devido instabilidade enfrentadas no sistema de folha de pagamento referente aos recursos da saúde, tivemos dificuldade de efetuar a folha do 13° Salário dos servidores da saúde, ressaltamos ainda, que meses anteriores, enfrentamos esse mesmo problema, onde teve que ser efetuado pagamento individual, e devido todo o processo de transição de governo não foi possível executar essa forma de pagamento nesse momento, informamos ainda que toda a folha de pagamento, esta devidamente empenhada sendo efetuada o pagamento no financeiro assim que o processo de transição de governo for concluído.
Afirmamos nosso compromisso com os servidores e trabalhamos ativamente para tomada de medidas pro ativas com o intuito de mitigar esses problemas. Para sanar tal desconforto, estamos trabalhando pela solução.
0 Comentários