Em Barreirinha, indígenas protestaram nesta terça-feira (7) contra a nomeação de um não-indígena para comandar a Secretaria Municipal Extraordinária para Assuntos Indígenas do Povo Sateré-Mawé (Semeai). O grupo se reuniu em frente à secretaria, levando cartazes e bradando contra a nomeação do ex-vereador Onaildo Gomes Conceição, mais conhecido como Branco Conceição, que foi nomeado nesta segunda-feira pelo novo prefeito da cidade, Darlan Taveira (União).
O secretário Branco Conceição esteve na sede da Semeai durante o protesto dos indígenas. Ele foi hostilizado e se retirou do local.
A Organização das Mulheres Indígenas Sateré-Mawé (Watyamã) emitiu uma nota repudiando a escolha do novo secretário. A organização destacou que a decisão "afronta os direitos constitucionais e a autodeterminação dos indígenas, desconsiderando lutas históricas e culturais".
"A nomeação negligencia a importância da representatividade legítima na condução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e à preservação da cultura Sateré-Mawé", afirmou a nota. "Excluir lideranças indígenas da gestão dos interesses da etnia representa não apenas um desrespeito à cultura e tradições do povo indígena, mas também um retrocesso inaceitável no avanço de políticas afirmativas."
O documento finaliza afirmando que as lideranças Sateré-Mawé buscarão meios judiciais cabíveis para garantir a sua representatividade e proteger sua história, cultura e tradição.
A prefeitura de Barreirinha foi procurada, mas ainda não respondeu aos questionamentos sobre a decisão.
Confira na integra a nota da Organização das Mulheres Indígenas Sateré-Mawé (Watyamã):
0 Comentários