![]() |
Foto: Eder Repolho – SECOM |
A Secretaria de Produção Rural, o Projeto Floresta + Amazônia e o Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) estão organizando um mutirão de atendimento do CAR (Cadastro Ambiental Rural) de 15 a 25 de fevereiro.
A ação, que conta com o apoio da Prefeitura de Parintins, visa atender 306 agricultores familiares do Projeto de Assentamento Vila Amazônia e 62 de outras localidades.
O objetivo é inscrevê-los na chamada pública de Pagamento por Serviços Ambientais, com valores que variam de R$ 1.500 a R$ 28 mil.
Para participar, os agricultores precisam estar inscritos no CAR até 31 de agosto de 2024 e possuir áreas de até 320 hectares.
Os beneficiários terão acesso a incentivos financeiros do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, executados pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
A articulação do mutirão foi iniciada nesta terça-feira (28/01) pela coordenadora local do Floresta + Amazônia, Julia Linhares, o coordenador de planejamento do Ipaam, Sheron Vitorino, e a coordenadora do Centro Multifuncional de Parintins, Fabiana Campelo, em reunião com a Secretaria de Produção Rural.
Entre os pontos discutidos estão a logística, a formação de equipes e a instalação de bases em pontos estratégicos para viabilizar o atendimento.
Parintins foi escolhido como município prioritário para ações de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento na Amazônia Legal, o que possibilitou a inclusão dos agricultores locais na chamada pública.
A lista dos agricultores beneficiados está disponível para consulta na Secretaria de Produção Rural, na Rua Paes de Andrade, e no Centro Multifuncional de Parintins, na Rua Itacoatiara.
0 Comentários