Foto: Peta Cid/Secom Parintins |
Fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente-Sedema, trabalham na busca de informações para identificar se foi proposital o incêndio na orla do Castanhal do bairro União, ocorrido na tarde de ontem, segunda-feira, 28.
A equipe constatou nesta terça-feira que ainda há pequenos focos de queimadas na vegetação e nas castanheiras. Os fiscais voltaram a acionar o Corpo de Bombeiros na tentativa de conter o avanço do fogo.
De acordo a fiscal Denise Dias, é possível que as chamas tenham sido ocasionadas por frequentadores que utilizam a área para assar castanha. A prática, nesse período de forte estiagem não é recomendada, pois os ventos acabam espalhando fagulhas e provocando incêndios de grandes proporções como o de ontem.
Parte da área já destinada para as instalações do Parque dos Itaúnas foi queimada. O local é a primeira unidade de conservação municipal instituída por lei. Esta unidade tem como objetivo proteger espécies florestais nativas e ser um espaço verde para educação ambiental e lazer.
A Companhia Independente de Bombeiros (CIBM) utilizou mais de 20 mil litros de água para debelar as chamas, como relatou o comandante da 3ª CIBM, capitão Edilson Almeida.
Nesse período de estiagem, a Sedema orienta a população a evitar queimadas, seja para limpeza de terrenos ou até mesmo utilizar pequenas fogueiras em locais secos para preparar alimentos. Qualquer descuido, o fogo pode sair do controle e provocar sinistros.
0 Comentários