Incêndio destrói área de vegetação nativa e deixa animais mortos em Barreirinha

Um incêndio de grandes proporções devastou uma extensa área de vegetação nativa na região conhecida como Paraná do Franco, zona rural de Barreirinha (AM) e deixou vários animais mortos, principalmente pássaros. As imagens foram enviadas para nossa equipe na quarta-feira (25/09).

Segundo os moradores, o fogo espalhou-se rapidamente e destruiu uma área de aproximadamente 100 hectares de vegetação nativa. As labaredas eram tão altas que chegavam a cobrir as árvores da área, conforme visto nas imagens.

As chamas não teriam ameaçado as casas de ribeirinhos na localidade, mas o prejuízo ambiental foi significativo.

O coordenador do Departamento de Meio Ambiente de Barreirinha, Marcos Bahia, informou que recebeu a denúncia e apura se o incêndio teve origem criminosa.

A Secretaria de Meio ambiente de Barreirinha ainda pediu a colaboração da população para evitar queimadas e com isso diminuir os riscos de incêndios florestais na região

A destruição da vegetação, como esta em Barreirinha, reflete um cenário de preocupação com o aumento das queimadas na Amazônia em 2024. O estado já registrou o maior número de focos de incêndio desde que o monitoramento começou em 1998. 

De acordo com o Painel Queimadas, até quinta-feira (26), os satélites identificaram 21.930 focos de incêndio no território amazonense ao longo de 2024. Essa quantidade já supera todo o ano de 2022, que teve 21.217 ocorrências que até então era o pior da história.


Postar um comentário

0 Comentários