Caprichoso e Garantido ficam de fora de solenidade que reconhece o Festival de Parintins como manifestação da cultura nacional

 

Foto: Secretaria de Cultura e Economia Criativa 

O presidente Lula vai sancionar nesta quarta-feira (4/9) o Projeto de Lei 2610/2023 que reconhece o Festival Folclórico de Parintins e os Bois Caprichoso e Garantido como manifestação da cultura nacional. 

Uma solenidade será realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, e deverá marcar a sanção. 

O evento vai contar com a presença de ministros, parlamentares e outras autoridades, mas não terá representantes dos bumbás de Parintins.

Além do Festival de Parintins, o Arraial da Pavulagem, realizado em Belém, no Pará, também será reconhecido como manifestação da cultura popular na solenidade.

A cerimônia de sanção vai contar com a participação da Ministra da Cultura, Margareth Menezes; do Ministro do Turismo, Celso Sabino; do Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; entre outras autoridades.

Com a nova Lei, fica determinado que o poder público deve garantir a livre atividade do Festival de Parintins e a realização das apresentações dos bumbás Caprichoso e Garantido.

Gafe

Apesar do reconhecimento ao maior símbolo da cultura popular do Amazonas, a solenidade em Brasília não contará com a presença de representantes das associações folclóricas de Parintins. 

Até o fim da manhã desta quarta-feira (4/9), o presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoêdo, permanecia em Manaus e o presidente do Boi Garantido, Fred Goes, não saiu da Ilha Tupinambarana. 

Os bumbás não confirmaram se terão algum representante na solenidade no Palácio do Planalto.

Postar um comentário

0 Comentários