Uma densa nuvem de fumaça permaneceu sobre Parintins ao longo desta terça-feira (27/8) causando transtornos para a população. O fenômeno, provocado pelas queimadas na região amazônica, tornou a qualidade do ar muito ruim, conforme os dados do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva).
Da orla de Parintins foi possível perceber de forma mais evidente como a fumaça encobriu o cenário do rio Amazonas e tornou impossível enxergar a margem oposta do rio. De acordo com os dados do sistema de vigilância ambiental, a qualidade do ar na cidade atingiu o nível de 105 µg/m³ (micrómetro por metro cúbico de Ar). Para ser considerado de boa qualidade, o ar precisa estar entre 0 e 25 µg/m³.
O avanço da fumaça foi registrado em diversas cidades da região. Conforme o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o problema é intensificado por conta da chegada de uma frente fria que mudou a rota dos ventos e acabou levando as fumaças de queimadas florestais no sul do Amazonas para outras regiões do Estado.
Veja fotos da situação na orla de Parintins:
0 Comentários