Parintins ganha primeira creche de tempo integral Prof. Paula do Carmo

 

Foto: Pedro Coelho/Secom Parintins

O prefeito de Parintins, Bi Garcia, inaugurou, na manhã desta sexta-feira (05), a Creche Professora Paula do Carmo, a primeira creche de tempo integral do município. Localizada na Rua Santa Terezinha (Rua 12), no bairro Paulo Corrêa, a nova creche tem como objetivo atender famílias de baixa renda.

A Creche Municipal, construída com recursos próprios da Prefeitura, tem capacidade para atender 250 crianças de zero a três anos e oferece uma estrutura moderna e acolhedora.

“A gente instala a creche realmente num bairro carente, e o objetivo dessa creche é atender filhos de famílias carentes, que não têm dinheiro pra pagar uma babá pra ficar com seu filho, ou pagar uma pessoa pra cuidar dos seus filhos enquanto os pais trabalham. Então, eles vão poder deixar crianças de seis meses até três anos aqui. Aqui elas vão interagir, vão brincar, se desenvolver acompanhados por profissionais capacitados para o desenvolvimento dessas crianças”, disse o prefeito Bi Garcia.

Participaram da inauguração a deputada estadual Mayra Dias (Avante) presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Alex Garcia (PSD), os vereadores Mateus Assayag (PSD) e Vanessa Gonçalves (MDB), secretários municipais e demais autoridades, além da família da homenageada professora Paula do Carmo. 

Foto: Yuri Pinheiro/Secom Parintins

A filha da homenageada, Lia Alessandra do Carmo, agradeceu o reconhecimento. “Desde o primeiro mandato do prefeito Bi, minha mãe o procurou e apresentou o seu projeto voltado para educação inclusiva, então toda a família está muito grata pela homenagem” declarou Lia.

O prédio conta com 14 salas de aula/berçários, salas administrativas, laboratório de informática, sala multiuso, lavanderia, cozinha industrial, banheiros, almoxarifado, sala dos professores, rouparia, despensa, palco e área de convivência. 

Além disso, o centro de ensino possui piso modular (anti-choque) para proteção das crianças, salas específicas para uso dos bebês, 36 câmeras de monitoramento e profissionais especializados na área da educação maternal e infantil.

Foto: Pedro Coelho/Secom Parintins

Biografia 

Paula do Carmo da Silva Martins, filha de Altair Brandão da Silva e Vivaldo da Silva, nasceu em 20 de fevereiro de 1967, na cidade de Nhamundá, Amazonas. Iniciou seus estudos nesta mesma cidade e desde a primeira infância sempre foi muito estudiosa. 

Ainda criança, mudou-se para Parintins com seus avós para continuar os estudos. 

Casou-se com Garcegilson Pontes Martins (Branco) e teve três filhos: Lia Alessandra, Leonardo e Lua Aymê.

Formou-se no magistério, graduou-se em Licenciatura em Filosofia e fez especialização em Tecnologia Educacional na UFAM, especialização em Atendimento Educacional Especializado e Formação Continuada em AEE na UFC, cursou Licenciatura em Pedagogia e Mestrado em Educação na UEA. 

Paula do Carmo iniciou sua trajetória na Educação inclusiva do Município de Parintins, em 2005, ao lado do coordenador Prof. Manuel Marcos Pires da Silva. 

Em 2008, Profa. Paula do Carmo assumiu a Coordenação de

Educação Inclusiva da cidade de Parintins, com 164 alunos com deficiência matriculados na Rede Municipal de Ensino. Nessa época, com o apoio do prefeito Bi Garcia conseguiu montar a primeira equipe multidisciplinar no município.

Em 2012, considerando o aumento de investimentos em políticas de educação inclusiva, realizados pela gestão do prefeito Bi Garcia, juntamente com sua equipe multidisciplinar, Profa. Paula do Carmo assumiu o compromisso de promover a disseminação dos referenciais políticos pedagógicos que fundamentam a concepção e as práticas pedagógicas e de gestão, voltadas ao desenvolvimento da educação inclusiva nas escolas, tornando o município referência neste âmbito.

Ao longo de 23 anos Paula do Carmo dedicou sua vida à educação parintinense, tendo lecionado no Jardim de Infância Pequeninos de Nazaré, Jardim de Infância Alvorada, Escola Municipal Beatriz Maranhão, Escola Municipal Da Paz de Parintins, Escola Municipal Waldemira Bentes, Escola Estadual João Bosco, Escola Estadual Tomaszinho Meirelles, Escola Estadual Brandão de Amorim.

Profa. Paula do Carmo faleceu em 06 de fevereiro de 2016, vítima de acidente de trânsito, deixando um legado de dedicação, amor, comprometimento na história da educação municipal parintinense.


Postar um comentário

0 Comentários