Foto: Divulgação/ Secom Parintins |
Três estudantes finalistas da Escola de Medicina da Universidade de Keio, localizada em Tóquio, Japão, estarão na UBS Fluvial Lígia Loyola esta semana compondo a equipe.
O trabalho supervisionado faz parte de um intercâmbio da Universidade de Keio com o Brasil, que já dura 47 anos.
Os estudantes são Yuri Banno, Haruki Fujitsuka e Sayaka Harada.
Na manhã desta segunda-feira, a equipe esteve na Secretaria de Saúde para uma reunião com o secretário Clerton Rodrigues e a equipe técnica da Secretaria.
A presença dos estudantes vem sendo organizada há aproximadamente seis meses e contou com a participação da Associação Nipo-Brasileira de Parintins.
Eles embarcam na noite desta segunda-feira para a região do Uaicurapá e acompanharão o atendimento à população juntamente com a equipe da UBS fluvial.
Segundo o secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, o intercâmbio internacional iniciado nesta segunda-feira é mais uma parceria estabelecida com universidades.
Ele lembrou que o município já conta com ações conjuntas com a Universidade do Estado do Amazonas, a Universidade Federal do Amazonas o Hospital Sírio-Libanês, entre outros.
"É um projeto extremamente importante. A Prefeitura de Parintins e a Secretaria de Saúde abraçaram este projeto porque sabem da importância do trabalho que a UBS fluvial realiza. É muito gratificante para todos nós. É um reconhecimento ao trabalho que a Prefeitura realiza", salientou.
Yuri Banno expressou sua alegria em estar na Amazônia realizando o intercâmbio, com o intuito de colaborar com a saúde da população.
"Estou aqui no Amazonas e espero ter a oportunidade de ajudar os pacientes. O sistema de saúde é bem diferente do que no Japão, mas estou muito feliz, animado e farei o meu melhor", disse o estudante.
O presidente da Associação Nipo-Brasileira, Eliseu Inonata, lembrou que recentemente cinco estudantes de Parintins foram ao Japão em intercâmbio. Ele ressaltou o trabalho em parceria do município de Parintins com o Japão. "Através dessa ligação entre Parintins e Japão, recebemos hoje os estudantes da Universidade de Keio para esta experiência. Esperamos que no futuro possamos trazer muitos mais alunos", afirmou Eliseu.
0 Comentários