Artistas transformam ruas de Parintins em galerias ao ar livre

Foto: Mídia Cabocla

Parintins, famosa por conta do Festival Folclórico, ganha um novo visual. Artistas da Ilha transformam as ruas da cidade em verdadeiras galerias ao ar livre, que enchem os espaços públicos com cores e criatividade.

Com a aproximação do Festival, os artistas decoram a Ilha com traços de inspiração, pinceladas de talento e retoques de amor, especialmente no mural onde o Railson e a Suame trabalham no Centro da cidade.

Unidos pela arte, o casal atua em um dos 10 murais produzidos na Ilha, e fazem parte do projeto “Parintins, Galeria Cidade Aberta”.

“É muito gratificante, em poder expressar a nossa arte e mostrar o nosso trabalho para as pessoas que podem passar nessa rua e todos os dias ver a nossa pintura, a nossa arte representada”.
Foto: Mídia Cabocla

Os artistas usam suas habilidades para dar vida às paredes e muros da cidade. Os estilos são diversos, do classicismo ao futurismo, passando pelo abstracionismo. 

As pinturas retratam o cotidiano do ribeirinho, a fauna e flora amazônica, cultura dos povos originários e folclore popular.

A equipe do Andrew Viana se inspira na força indígena para criar uma arte realista.

“Estamos desenvolvendo a arte ‘a cara do Brasil indígena’, onde vamos retratar as etnias e líderes aqui do povo indígena. Parintins é conhecida como a terra dos artistas, e hoje temos novos talentos. E se Deus quiser, quando o visitante chegar aqui, ver essas maravilhosas obras espalhadas pela cidade”, comenta.

Segundo o coordenador do projeto, Josinaldo Matos, este ano cerca de 80 artistas trabalham para embelezar mais de 1.600 metros quadrados de murais em Parintins. As obras devem ser concluídas até o dia 17 de junho.

“Através desse projeto os artistas de rua podem mostrar sua arte e, além de tudo, contribuir com o festival. O nosso objetivo principal é de embelezar a cidade, é trazer a arte para o contato mais direto com a população parintinense e também com os visitantes”, finaliza.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e acontece em Parintins desde 2022. Por meio dele, a cidade tem se transformado em uma grande galeria ao ar livre.

Foto: Mídia Cabocla


Postar um comentário

0 Comentários