“Nunca mais poderia ir a Parintins, mas Parintins veio até mim, com o meu Garantido”, diz paciente do HUGV.

Fotos: Francisco Cabral

Pacientes e profissionais de Saúde do Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV) viveram momentos atípicos para o dia-a-dia de uma unidade hospitalar, na manhã desta quinta-feira (23). 

Emoção e alegria tomaram conta daquela unidade de Saúde com a presença do boi Garantido, em tamanho real, evoluindo e ganhando corações junto de um pequeno batalhão vermelho e branco formando por batuqueiros, dançarinos do Garantido Show e integrantes do Comando Garantido. 

A ação faz parte do projeto “Garantido Social: Segredos do Coração”, realizado pela Associação Folclórica Boi Garantido, por meio da Diretoria Social, em conjunto com o Grupo de Humanização do hospital que faz parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Fotos: Francisco Cabral

A ação percorreu alguns setores do HUGV parando médicos, enfermeiros, demais profissionais e, especialmente, os pacientes. A emoção tomou conta da paciente Fabiana Alessandres, que mesmo ligada a um aparelho pendurado em uma estrutura de rodinhas, dançou com o boi e não escondeu a emoção. 

“Eu tenho uma doença que não tem cura. Eu nunca mais poderia ir a Parintins, mas Parintins veio até mim com o meu Boi Garantido. Esse dia será inesquecível pra mim”, afirmou Fabiana, de 47 anos.

Humanização

O hospital mantém um programa de humanização que trabalha não somente o aspecto puramente técnico, mas o humano também. 

“A gente busca atender normativas internas, trabalhar o processo de acolhimento, desde a internação até a sua alta, o planejamento de alta, que é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, então nós temos um protocolo instituído. Em relação às reuniões, a gente sempre busca a participação do usuário nas decisões, visando sempre atender as diretrizes da humanização, que é um atendimento com qualidade, dando resolutividade à necessidade do paciente ou direcionando ele para que ele não fique perdido na rede de atenção à saúde”, disse a coordenadora do grupo de Humanização do HUGV/Ebserh.

 

Fotos: Francisco Cabral

Ações permanentes

A 2ª diretora social do Garantido, Rúbia Bringel, diz que a ideia é cumprir uma agenda dessa natureza todo mês. A primeira ação, realizada em abril deste ano, foi na Fundação Hospitalar de Hematologia do Amazonas, Hemoam. 

“O projeto "Garantido Social Segredos do Coração" tem o intuito de agregar pessoas. O Garantido é um boi inclusivo, então pensando nisso, nós criamos esse projeto como uma forma de levar um pouquinho mais de alegria e conforto para pessoas que estão em situação de tratamentos hospitalares, que estão internadas em hospitais. A gente vê no semblante dos pacientes quando recebem o boi nas UTIs, nas enfermarias, a gente vê essa mudança de humor das pessoas, então isso é muito gratificante pra gente que trabalha com muito carinho pra levar esse projeto adiante", afirmou Rubia.

A superintendente em exercício, Tatiane Lima Aguiar, agradeceu a presença da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido no HUGV e falou da importância da ação para a recuperação dos pacientes.

 “Oportunizar arte e cultura no ambiente hospitalar, onde o indivíduo encontra-se internado, em situação de vulnerabilidade, contribui com o processo de cura. Momentos como esse favorecem o tratamento ao trazer alegria aos nossos pacientes. Nosso foco é o cuidado humanizado e centrado no paciente", concluiu.

A ação mobilizou a secretaria do Garantido em Manaus, , com a atuação de Vera Santos, a coordenação do Comando Garantido, com Diogo Santana, a Batucada e o Garantido Show, sob coordenação de Rivaldo Pereira.

Inspiração

A ideia das visitas a unidade de Saúde, em Manaus, além do tradicional evento do Hemoam, veio da experiência da mãe do criador de conteúdo digital Marcus Paulo Marinho, que faz parte da equipe social do Garantido, em Manaus. 

Dona Edna Mendonça (50) descobriu, há 8 meses, a doença renal crônica. Ficou internada no HUGV, teve que iniciar o tratamento por hemodiálise. A lembrança dos dias em que ficou internada levou a mãe e filho a sugerirem as visitas aos hospitais.

“Eu sou paciente há sete meses e faço meu tratamento com hemodiálise aqui no HUGV. Por esse motivo eu senti a necessidade, estando desse outro lado, de realmente o lado social do nosso Boi Garantido, que é a cultura maior do nosso estado, da região norte, vir em busca e trazer alento para essas pessoas que nunca tiveram a oportunidade, assim como eu tive, de brincar e conhecer a nossa cultura maior, que é o Boi Garantido. Eu fico muito emocionada com essa visita social maravilhosa, para as pessoas sentirem e tocar nesse coração maravilhoso que é o Boi Garantido”, disse, emocionada, Edna Mendonça, que é servidora pública.

“Quando ela (a mãe) estava internada aqui no Getúlio Vargas, nós sentimos a necessidade de receber esse amor, esse calor que o Boi Garantido traz pra gente. E dessa vivência no hospital, nasceu esse projeto lindo que é levar o boi pra essas pessoas que estão acamadas, que estão muitas das vezes tristes. E  nós estamos levando o Garantido pra levar alegria, amor e esse calor que o Garantido tem”, afirmou Marcus.

Fotos: Francisco Cabral


Por Assessoria de Comunicação do Boi Garantido


Postar um comentário

0 Comentários