Foto: Erliandro Melo |
O estudante/atleta da Escola Municipal Cívico Militar Tsukasa Uyetsuka, Silas de Paula Lima, 14 anos de idade, diagnosticado com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) superou seus limites e foi destaque na Seletiva de Atletismo que aconteceu nesta quinta-feira, 25 de abril, em Vila Amazônia.
Silas Lima foi vencedor nas provas de velocidade, nos 80 metros e de resistência, nos 2.000 metros rasos e se classificou para a etapa final dos Jogos Escolares de Parintins - JEPs, que acontecerá no sábado, 27 de abril, no Circuito Escorpião.
Feliz com a conquista, o monitor do atleta, professor Erliandro Melo, comemorou o feito histórico para a escola e a comunidade de Vila Amazônia.
“Esse é um marco histórico porque incluir um aluno com TDAH em atividades já é um desafio muito grande para nós monitores e professores da inclusão. Ele vai representar nossa escola como um aluno normal que ele é e fazer parte dessa equipe da escola Tsukasa é um prazer imenso e feliz por fazer parte desse crescimento intelectual e esportivo do Silas”, salienta Erliandro.
Emocionada, a gestora da escola Tsukasa Uyetsuka, Adriana Cardoso, também comemorou a vitória de Silas.
“Aqui levantamos a bandeira da inclusão e procuramos incluir de todas as formas nossos alunos a educação e ao esporte. O Silas foi uma descoberta de muita felicidade pra gente. Nossa escola sempre foi muito bem representada pelos nossos alunos nas competições escolares e a cada ano um serve de exemplo para o outro. Com o apoio do Silas acredito que esse ano não será diferente e estaremos todos na torcida”, enalteceu a gestora.
A seletiva que envolveu provas de campo e pista é promovida pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer - Semjuv e a Secretaria Municipal de Educação - Semed com o objetivo de encontrar talentos esportivos na zona rural para a disputa do JEPs e consequentemente, para representar o município na disputa do Pólo III, que acontecerá de 6 a 11 de maio, em Maués.
Texto: Kedson Silva/Semjuv
0 Comentários