Governo do Amazonas promove Mutirão de Cidadania para comunidades rurais de Parintins

 

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

O Governo do Amazonas promove, de 24 de abril a 4 de maio, um Mutirão de Cidadania na zona rural de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O foco é atender comunitários que vivem na região do Baixo Amazonas, aproximando e realizando serviços básicos de cidadania e saúde à população que vive nesta região. 

O mutirão, que será itinerante, vai atender nas comunidades Mocambo, Caburi, Vila Amazônia, Zé Açu e Tracajá, com atendimentos das 9h às 16h. Além dos serviços de cidadania, haverá atendimentos de saúde com o apoio do Corpo de Bombeiros do Amazonas nas comunidades Mocambo e Caburi.

A ação está sendo coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que realizará serviços como a emissão da declaração de hipossuficiência para segunda via gratuita do Registro da Certidão de Nascimento (RCN); e atendimento no Pronto Atendimento Virtual (PAV), em parceria com a Receita Federal.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) será responsável pela emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), a população vai poder solicitar o Crédito Rosa, que visa o financiamento de microempreendedoras.

Para as pessoas com deficiência (PcD), a Sejusc também terá a emissão das carteiras da pessoa com deficiência (CiPcD), do Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), Passe Legal Intermunicipal, além de orientações sobre benefícios.

Documentos necessários

Emissão da CIN:

- Cartão de CPF ou comprovante de inscrição ou o espelho da Receita Federal, que pode ser emitido em: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp

- Certidão de Nascimento;

- Certidão de Casamento para casados no civil;

- Não será aceito documento de união estável;

- Se divorciado, apresentar Certidão de Casamento atualizado com averbação de divórcio;

- Comprovante de Residência original.

Emissão carteiras para Pessoas com Deficiência (PcD):

- Foto 3x4 atual;

- Documento de Identidade e CPF originais;

- Comprovante de Residência;

- Descrições do médico que acompanha a PcD e formulário preenchido pelo sistema SUS;

- Laudo médico, com a Classificação Internacional de Doenças (CID) e tipagem sanguínea;

- RG, CPF, e-mail e telefone do responsável.

Datas das ações

> Mocambo: 24 e 25 de abril - Escola Estadual Caetano Mendonça

> Caburi: 26 e 27 de abril - Escola Estadual Caburi

> Vila Amazônia: 29 e 30 de abril - Centro de Formação da Paróquia

> Zé Açu: 2 e 3 de maio - Igreja Centro Social da Comunidade Bom Socorro

> Tracajá - 4 e 5 de maio - Igreja Centro Comunitário do Tracajá

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