Foto: Mídia Cabocla |
A Prefeitura de Parintins iniciou nesta sexta-feira (15/3) uma maratona de inaugurações de obras no município.
Os trabalhos começaram na área rural, na comunidade São Tomé do Rio Uaicurapá.
O prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, esteve na comunidade acompanhado da comitiva dele, que incluiu o Deputado Federal Saulo Viana, vereadores, secretários e apoiadores.
Na localidade, Frank Bi Garcia realizou a inauguração da Unidade Básica de Saúde Dona Marieta e do sistema de iluminação do campo de futebol Edelson Nunes.
A solenidade de inauguração foi marcada pela alegria e emoção dos comunitários com os novos equipamentos públicos.
Mais Saúde
Estruturada com equipamentos, medicamentos e equipe de saúde completa, a UBS Dona Marieta já está em funcionamento e disponibiliza os serviços da atenção básica de saúde para os moradores de São Tomé do Uaicurapá e comunidades vizinhas.
"A situação não era fácil pra gente. A UBS mais próxima ficava na área indígena. Era duas horas de viagem, e as vezes a UBS da área indígena não atendia ribeirinhos. Quando isso acontecia, o jeito era ir pra Parintins. Quando não tinha ambulancha, a gente ia de rabeta e eram 6 horas de viagem. O paciente corria o risco de piorar ou até mesmo morrer no caminho. Agora, com a nossa nova UBS, a gente fica mais feliz porque a gente vai ter atendimento aqui mesmo", disse a agricultora Neílza Belém Pessoa.
Presente na solenidade de inauguração, o deputado Saulo Viana, que destinou emendas para as obras na comunidade, entre elas a UBS Dona Marieta, destacou a importância de investimentos na atenção básica de saúde.
"Com a entrega dessa UBS, com uma equipe completa de saúde, a comunidade vai poder ter atendimento odontológico e médico todos os dias da semana. Isso é importante porque você consegue ampliar e melhorar os serviços de saúde", enfatizou o deputado Saulo Viana.
De acordo com a Prefeitura de Parintins, a inauguração da UBS é mais uma etapa dos investimentos destinados à comunidade, onde vivem aproximadamente 100 famílias.
"A gente tem trabalhado ao longo dos nossos mandatos para conseguir investimentos para essa região. Aqui já construímos uma escola toda climatizada, com 4 salas de aula, do tamanho da necessidade das comunidades da região. A escola conta com o ensino médio tecnológico, através de uma parceria com o Governo do Estado do Amazonas. Também trouxemos o projeto água no jirau, com todas as casas com encanacao, com água na torneira. Conseguimos um motor de luz, antes de chegar o luz para todos. A comunidade conta com internet no centro de saúde e na escola, uma ambulancha que desloca rapidamente até a cidade, o centro de saúde e a iluminação do campo da comunidade. São avanços importantes que a gente entrega para a melhoria da qualidade de vida aqui na zona rural do município", destacou o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia.
Esporte e lazer
À noite, o jogo entre a Seleção de São Tomé do Uaicurapá e Seleção dos Povos Originários marcou a inauguração do sistema de iluminação do campo de futebol Edelson Nunes. Agora o campo também poderá ser usado durante o período noturno.
A Seleção dos Povos Originários, formada por indígenas Sateré-Mawé, venceu a partida pela placar de 2 a 0 e ficou com a taça de vencedor do confronto.
A derrota não desanimou o time de São Tomé do Uaicurapá, que comemorou a chegada do sistema de iluminação no campo da comunidade.
"Agora, quando der 18 horas, o futebol não para mais. O futebol é uma paixão nacional e aqui pra gente, no Uaicurapá, não é diferente. É nosso horário de interação, de lazer e agora vamos poder jogar a noite toda", comemorou o goleiro da Seleção de São Tomé, Hércules Silva.
De acordo com a Prefeitura de Parintins, esse é o quinto campo de futebol na área rural que ganha sistema de iluminação para as práticas esportivas durante a noite. As comunidades do Mocambo, Caburi, Vila Amazônia e Zé Açu também já contam com o serviço.
A maratona de inauguração continua neste sábado.
0 Comentários