Foto: Secom |
O governador do Amazonas, Wilson Lima, realizou, nesta sexta-feira (15/03), a abertura oficial da temporada de eventos do 57º Festival de Parintins, que este ano acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho.
Em cerimônia no Teatro Amazonas, centro de Manaus, com apresentação dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido e itens oficiais, Wilson Lima destacou a importância econômica e cultural que a festa tem para o estado.
Somente a operação do Estado durante o festival deve gerar 2,4 mil empregos diretos e 24 mil indiretos no festival com trabalhos em obras, limpeza e outros serviços. Além disso, os dois bois juntos geram cerca de 5 mil empregos diretos.
Para este ano, a expectativa de público na ilha é de cerca de 120 mil visitantes e a projeção de movimentação na economia local é ultrapassar os R$ 150 milhões, superando a estimativa de 2023, que foi de R$ 146,7 milhões.
Para os presidentes dos bois, desde 2019, o atual Governo do Amazonas colocou o festival em outro patamar ao atrair, novamente, visitantes de outros estados e países para a festa.
Investimentos
O investimento do Governo do Amazonas no festival, em 2024, será de R$ 8 milhões, sendo R$ 4 milhões para cada bumbá, além dos patrocínios privados aos bois que devem chegar a R$ 15 milhões. Somente a Coca-Cola, vai repassar R$ 2,5 milhões em 2024, sendo R$ 1,25 milhão para cada boi.
Raízes culturais
Na cerimônia, foi apresentada a marca oficial do festival, criada a partir da arte vencedora do concurso Mural Bumbódromo 2024.
O concurso foi aberto com exclusividade aos artistas parintinenses e a obra artístico-visual “Patrimônio em Festa”, de Pito Silva, foi a escolhida para compor o novo mural e serve como base de criação para a identidade visual do 57º Festival de Parintins.
Pito Silva é um dos artistas atuantes no segmento das artes visuais e ganhou notoriedade no ano passado, com a criação do mural “Brasil Futuro, Ancestral”, colorindo o Bumbódromo, na entrada da avenida Paraíba, por onde os bumbás se concentram para entrar na arena.
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