Foto: Yuri Pinheiro |
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) alerta e orienta os foliões para garantir um carnaval mais seguro.
Consciente dos desafios, o MPAM ressalta que a denúncia e a conscientização são ferramentas valiosas contra diversas formas de violência que podem surgir durante as festividades, tais como o uso de fantasias ofensivas ou episódios de violência física e crimes contra o patrimônio.
O Promotor de Justiça, Iranilson de Araújo Ribeiro, destaca a importância de medidas preventivas, como o aumento da presença policial e a moderação no uso de álcool.
“A Polícia Militar está comprometida em proteger a população, mas em certos eventos como o Carnaval, o efetivo policial pode ser limitado para garantir a proteção da população da melhor forma possível, então é importante evitar o uso de bens de maior valor de forma ostensiva, atraindo a atenção de criminosos. Também é importante não se exceder ao uso de bebidas alcoólicas, pois reduz os sentidos e cria facilidades para que os criminosos atentem contra a integridade e o patrimônio das pessoas”, afirmou o Promotor de Justiça, titular da 60ª PROCEAPSP.
Ainda sobre o consumo de álcool, o Promotor de Justiça Iranilson Araújo salienta que é crime consumir álcool e conduzir veículo automotor: “é crime previsto no art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro e, sobretudo, um comportamento antiético, dado que o condutor não coloca somente em risco a própria segurança, mas também os passageiros, pedestres e as pessoas em outros veículos.’’
Sobre crimes contra o patrimônio e integridade física, o Promotor de Justiça Iranilson Araújo instrui que o cidadão acione a polícia militar, caso seja vítima de algum crime, ou procure uma delegacia para registrar a ocorrência, caso o crime não possa ser denunciado no momento do flagrante.
“Certamente as polícias civil e militar tomarão as melhores medidas possíveis. Quanto antes o cidadão comunicar, melhor será a chance de identificar e tentar solucionar o delito. Se o cidadão entender que não recebeu o atendimento adequado das forças policiais, procure o Ministério Público do Amazonas, por meio dos nossos canais de atendimento, para que a PROCEAPSP apure se houve alguma irregularidade na conduta dos policiais.’’
Não é não! Se você for vítima de assédio, denuncie!
As denuncias devem ser realizadas por meio do endereço eletrônico: https://www.mpam.mp.br/consulta-de-processo/cadastro-de-manifestacao-ouvidoria/
“A participação ativa da população é fundamental para construir uma celebração que seja segura e acolhedora para todos”, finalizou o Promotor de Justiça, Iranilson de Araújo Ribeiro.
0 Comentários