Ambulancha é furtada no interior do Amazonas

Um barco utilizado no serviço de saúde do município de Urucará (260 km de Manaus) foi furtado no sábado (13/1). O furto foi confirmado no último fim de semana, mas a suspeita é que esse roubo possa ter ocorrido na madrugada de quinta-feira (11). Um inquérito policial foi aberto para investigar o caso.

A lancha de saúde, que tem o nome de Mulata, é feita de alumínio medindo 8 m de comprimento, equipada com motor mercury 115 ano 2018/2019, direção e manete com cabo a distância, farol de controle remoto e contém uma bala de oxigênio de 7 m na parte interna do veículo.

A lancha pertence à Secretaria de Saúde de Urucará e era utilizada para transferência de pacientes em estado grave para Manaus.

O processo de transferência de pacientes de Urucará para a capital não ocorre de forma direta. Há uma parada em Itapiranga, em uma área portuária conhecida como Porto de Madrubá. O local é uma espécie de base onde a embarcação e a ambulância costumam ficar para dar continuidade ao processo de transferência dos pacientes.

Segundo informações, na quarta-feira (10), como de costume, a embarcação ficou no Porto de Madrubá, enquanto a equipe de transferência seguiu caminho para Manaus na madrugada de quinta-feira.

Segundo a Secretaria de Saúde de Urucará, por conta da necessidade do trabalho de manutenção na ambulância, a equipe retornou para Itapiranga somente no sábado. Foi então que eles procuraram pela ambulancha, mas ela já tinha desaparecido.

Buscas foram realizadas durante todo fim de semana, mas o veículo não foi encontrado.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde de Urucará, a lancha roubada tinha acabado de ser reformada algumas semanas atrás. A embarcação era a mais equipada para o processo de transferência de pacientes em situação grave no município.

Além da ambulancha roubada, o município dispõe de outras duas, que são menores e menos equipadas.

O caso foi registrado na 45ª Delegacia Interativa de Polícia de Urucará, que investiga o caso.

O número (92) 99157-3697 está sendo disponibilizado para quem tiver informações sobre a ambulancha roubada.

O furto da ambulancha deixa as secretarias de saúde dos municípios da região do Baixo e Médio Amazonas em alerta.


Postar um comentário

0 Comentários