Procissão e missa marcam encerramento da festa da padroeira do bairro de Palmares

 

Foto: João Carlos Moraes

Centenas de fiéis e devotos participaram do último dia de festa da padroeira do bairro de Palmares, Nossa Senhora de Lourdes, na noite deste domingo, 10 de dezembro. Procissão e missa marcaram o encerramento das festividades. Desde o dia 1°, a paróquia de Lourdes realizou uma extensa programação religiosa e social.

A programação iniciou com a procissão que saiu às 18h da igreja matriz e percorreu algumas ruas do bairro. Durante o percurso, Nossa Senhora foi homenageada diversas vezes e muitos devotos pediram e agradeceram pelas graças alcançadas, é o caso, por exemplo, da senhora Rosa Brasil, que do início ao fim da procissão esteve próxima ao andor para pagar uma promessa.

“A minha mãe vive doente e eu tive um problema familiar. Pedi a proteção de Nossa Senhora de Lourdes e ela, nesse momento mais difícil, me socorreu. Eu acompanhei segurando o andor, estou feliz e muito grata a Nossa Senhora de Lourdes, ela é muito milagrosa”, disse a devota Rosa Brasil.

Para a senhora Iolanda Leal, Nossa Senhora representa a verdadeira alegria que vem de Deus e é, também, um exemplo a ser seguido por todos. 

“Ela é Mãe de Jesus e nos dá o exemplo de vida devemos seguir a cada momento da nossa estrada, da nossa caminhada. Ela é tudo, é o que eu posso te dizer”, afirmou a aposentada Iolanda Leal.

O artista plástico Zeildo Ramos, através da arte, demonstrou o seu amor e devoção à Nossa Senhora. Ele foi um dos  responsáveis pela confecção do andor e buscou retratar, com materiais típicos da nossa região, a fé do caboclo ribeirinho.

“É muito gratificante para cada artista que faz esse tipo de obra. Eu trabalhei para representar o caboclo. Você pode observar que tem palha, cipó e as flores tradicionais. Mas é isso aqui eu representei a fé do nosso povo”, disse o artista Zeildo Ramos.

Após a procissão, houve a Santa Missa presidida pelo bispo emérito da Diocese de Parintins, Dom Giuliano Frigeni. “Maria, ensinai-nos a ouvir o Evangelho da vocação” e “Vós sois todos irmãos e irmãs”, foram o tema e lema, respectivamente, que nortearam as meditações ao longo da festa.

Dom Giuliano ressalta que celebrar Nossa Senhora no contexto do tempo do advento nos leva a pensar a refletir sobre como estamos nos preparando para o Natal de Jesus.

“A comunidade é ajudada, sobretudo, a viver este tempo de advento. Sabemos que esta preparação que nós fazemos é para a segunda vinda de Cristo, quando tudo será o eterno presente. O mundo está colocado na mentira, Jesus disse, quando eu voltar encontrarei ainda a fé? Então cabe a nós não perder a fé, que Maria e José acreditaram.Maria, nos ajuda a viver com mais clareza na mente e no coração”, disse o bispo emérito.

De acordo com o pároco de Lourdes, padre Luiz Carlos, a festa da padroeira encerra com objetivo alcançado que foi levar o povo de Deus a refletir as temáticas da vocação e da campanha da Fraternidade de 2024.

“E, assim, encerramos nossos festejos em honra da nossa padroeira, felizes de ter cumprido a nossa missão, mas, também, porque  ajudamos o povo a refletir sobre essa vocação na qual nós falamos “Maria, ensinai-nos a ouvir o Evangelho da vocação”, pois, ela é mãe das vocações, a primeira que guardou aquele que o Pai, gestou em seu ventre e que nos mostra o verdadeiro sentido de estarmos juntos e celebrarmos a vocação”, afirmou padre Luiz Carlos.


Postar um comentário

0 Comentários