Foto: Divulgação/Cosama |
Uma equipe da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), chega a Parintins (a 369 km de Manaus), neste domingo (10/12), para iniciar as tratativas com a Prefeitura, para o enfrentamento do problema de contaminação da água que abastece a cidade.
O Governo do Amazonas pretende ajudar o Município, responsável pelo abastecimento de água, a buscar uma solução definitiva para a situação dos poços, que em estudos recentes realizados pela Cosama e a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVSRCP), apresentaram altos níveis de contaminação por metais, como nitrato e alumínio.
O saneamento básico em Parintins é gerido pelo Serviço Autônomo de Água de Esgoto (SAAE).
“No início de novembro coloquei o Governo do Amazonas à disposição da Prefeitura de Parintins e, agora, nossos técnicos vão iniciar um trabalho para que possamos melhorar a qualidade da água no município. Temos algumas iniciativas através da Cosama, e através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e se for necessário, o Estado do Amazonas pode assumir o serviço de abastecimento, já que é complicado para os municípios gerirem isso sozinhos”, disse o governador.
De acordo com o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, a missão em Parintins visa aprimorar o tratamento da água fornecida pelo SAAE, a partir de um plano de contingência, além de começar as tratativas para a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Cosama e a Prefeitura de Parintins, com vistas a soluções definitivas.
Na quarta-feira (06), a Cosama recebeu da Prefeitura um pedido para elaborar a minuta do Termo, que foi proposto em audiência Pública realizada no dia 1º de dezembro, pela Comissão de Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Entre as ações propostas, estão a realização de um Diagnóstico Situacional e um plano de trabalho com o objetivo de equacionar as inconsistências encontradas no sistema de abastecimento de água do município.
0 Comentários