Bispo de Parintins transfere padres em 2024

 

Foto. Catedral de Parintins

O bispo da diocese de Parintins, Dom José Albuquerque de Araújo, comunicou, nesta quinta-feira (14), a transferência do clero em janeiro de 2024. A decisão foi tomada após encontro entre os padres diocesanos e o líder da igreja local.

Dom José destacou que as mudanças ocorrem após uma avaliação da caminhada paroquial e em em comunhão com todos os sacerdotes. “Dentro do planejamento consta a mudança das funções de pároco e vigário. Depois de dez meses, aqui, na Diocese de Parintins, e ter percorrido as paróquias e comunidades, estou atendo a solicitação de alguns deles”.

O bispo ressalta o número reduzido de padres na igreja local. Atualmente, a Diocese de Parintins conta com 22 sacerdotes. “O ideal seria ter mais padres para podermos atender melhor as paróquias e comunidades, principalmente, as da zona rural”, disse o pastor católico.

A propósito das transferências de padres em 2024, ficou assim definida.

Padre Rui Canto assume a função de pároco da paróquia de São José Operário, no lugar de padre Irley Koide que comandará a paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Boa vista do Ramos, com o apoio do seminarista Washington Rodrigues.

Na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, permanece como pároco o padre Luiz Carlos Oliveira que, a partir de 2024, deve contar com o vicariato de padre Marcelo Afrânio. 

Na paróquia São Francisco Xavier, na Vila Amazônia, zona rural de Parintins, padre Irineu Neubaner assumirá a função de pároco e deve contar com o auxílio se padre Jânio Negreiros  que deixará a paróquia de Lourdes.

Padre Antônio Benjamin continua como pároco na paróquia São Sebastião e terá o apoio de padre Marcos Aurélio de Lima e do diácono permanente José Paulo Pacheco.

Na cidade de Nhamundá, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção terá como pároco, a partir de 2024, o padre Benedito Teixeira e como vigário padre Elias Coimbra.

Na paróquia Nossa Senhora do Bom Socorro, em Barreirinha, padre Marcílio Moutinho será o novo pároco que contará com o vigariato de padre Orivaldo Costa. Os diáconos permanentes Francinelson Brandão, Azemar Valente e Ednaldo Tavares vão colaborar no trabalhao de evangelização naquela região.

Na Área Missionária Nossa Senhora do Rosário (Mocambo/Caburi), zona rural de Parintins, no lugar do padre Marcilio, o diácono transitório Erivan Souza assumirá a administração com a ajuda do diácono permanente João Pardo.

Padre Oséias Cativo, que deixa a paróquia de Nhamundá, foi designado para comandar a nova paróquia que será instalada na terra do guaraná (Maués).

Não houve mudanças nas paróquias Nossa Senhora do Carmo e Sagrado Coração, portanto, os padres Dorival Nascimento e Premoli Pulidindin, continuam como respectivos administradores das circunscrição eclesiásticas citadas. 


Postar um comentário

0 Comentários