Brigadistas do Ibama chegam à Parintins para combater queimadas

Foto: Peta Cid/Secom

Uma equipe de brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), do Ibama, chegou em Parintins nesta terça-feira, 14 de novembro, para atuar nos focos de incêndio e queimadas que continuam sendo registrados no município, principalmente na área rural. 

A equipe é formada por 10 brigadistas e conta ainda com duas viaturas que devem integrar as equipes de combate na Ilha. 

Os brigadistas reforçam a equipe formada pela 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Parintins (3ª CIBM), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) que está atuando nas áreas afetadas no município nas últimas semanas.

De acordo com o levantamento do Corpo de Bombeiros de Parintins, somente no último fim de semana, sete focos e incêndio foram registrados na área urbana e suburbana do município. Na área rural, as chamadas relatando queimadas e incêndios florestais são diárias, segundo a 3ª CIBM.

Nesta quarta-feira, 15 de novembro, as equipes de combate devem partir para a região de Vila Amazônia, na área rural de Parintins, onde focos de incêndios florestais foram registrados nos últimos dias. Uma das áreas afetadas é a região da comunidade Santo Antônio do Murituba. As queimadas na localidade tomaram grandes proporções e causaram inúmeros prejuízos para a população do local, principalmente para os produtores rurais.
 
Segundo o Ibama, além do trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais, o Prevfogo também vai atuar em campanhas educativas, treinamento e capacitação de brigadistas para a formação de uma brigada municipal.

Postar um comentário

0 Comentários