URGENTE: Rio Amazonas registra o menor nível em 49 anos de monitoramento na região de Parintins


De acordo com a Estação de Monitoramento de Parintins, do Serviço Geológico do Brasil, na tarde desta quinta-feira (19/10), o Rio Amazonas atingiu o nível de -1,88 metros, o menor nível em 49 anos de monitoramento na região.

Com isso, 2023 passa a ter a maior estiagem já registrada na Calha do Baixo Amazonas, superando 2010, quando o rio atingiu a -1,86 metros.

Na região, Parintins e outros 6 municípios estão em situação de emergência devido a estiagem rigorosa.

Na cidade o impacto é grande, mas na área rural a situação é ainda pior. De acordo com a Defesa Civil de Parintins, 29 comunidades estão em situação de difícil acesso ou em completo isolamento.

Nessas comunidades, água, alimento e outros mantimentos ficam cada vez mais escassos. Buscar esses recursos na cidade é uma verdadeira Odisseia. Em muitos casos, os ribeirinhos enfrentem mais de 12 horas de viagem encarando a lama e longos percursos de caminhada, e outra infinidade de obstáculos que a região impõe.

Só no último fim de semana, a Prefeitura de Parintins informou que enviou as primeiras cestas básicas para a região do Mocambo e Caburi.

Postar um comentário

0 Comentários