Comunidades já estão isoladas e o municípo vai decretar emergência devido a estiagem, diz Prefeitura de Parintins


Um dia após entrar pra lista de municípios em situação de alerta por conta da estiagem no Estado, a Prefeitura de Parintins confirmou nesta quarta-feira (27) que já existem comunidades do município em situação de isolamento. A confirmação foi feita por meio de nota oficial à imprensa.

Entre os locais mais afetados, estão as comunidades Ilha das Onças e Vila Nova, na área rural do município. Nessas localidades, além dos problemas de deslocamento e transporte na região, os moradores já enfrentam dificuldades para obtenção de água potável, perda da produção agrícola e convivem com o risco de desabastecimento.

O comunicado da Prefeitura cita ainda a situação do transporte de pacientes da área rural que necessitam de atendimento médico e hospitalar na cidade. Com o acesso fluvial prejudicado devido ao baixo nível das águas, em algumas comunidades se torna inviável o acesso das ambulanchas e, consequentemente, a transferência dos pacientes para a sede do município.


Ainda de acordo com a nota, a Prefeitura de Parintins, por meio da Defesa Civil Municipal, vai decretar situação de emergência por causa da vazante do Rio Amazonas e já prepara plano de ação para ajudar as comunidades afetadas. Informa ainda que vai recorrer ao Governo Federal para pedir suporte para atender as populações afetadas pela estiagem.

Veja a nota:

NOTA PREFEITURA DE PARINTINS:

"A Prefeitura de Parintins, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, está viabilizando decreto de situação de emergência por conta da estiagem. Diversas regiões, como Ilha das Onças e Vila Nova, já estão em isolamento. Além disso, a estiagem está afetando a produção agrícola e prejudicando, inclusive, o transporte de pacientes à sede através das ambulanchas.
O prefeito Bi Garcia está planejando ações com a Defesa Civil, Secretaria de Produção e Secretária de Saúde. O Município buscará ajuda do Governo Federal para assistência às famílias atingidas pela forte seca".


Postar um comentário

0 Comentários