Jardim de Aruanda: a Umbanda pelas mãos de artistas parintinsenses

 

Foto: Divulgação

Criada há um ano com o objetivo de angariar recursos para realizar projetos sociais e difundir conhecimento sobre as religiões de matriz africana, em especial, a Umbanda, na cidade de Parintins, a loja virtual Jardim de Aruanda, conta histórias e tradições através da arte com produção de seus artigos religiosos e adereços artesanais feitos por artistas parintinenses.

A mestra em museologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Danielly Dias Sandy, no artigo intitulado “A influência das crenças na produção da arte”, diz que “Desde os primórdios, o homem sempre buscou, de alguma forma, expressar a sua fé a partir da produção de imagens e artefatos”. É desta forma que o Centro Cultural do Terreiro de Umbanda Ogum Beira-Mar e Cabocla Mariana, localizado no Bairro Teixeirão, sob o comando da sacerdotisa geral, Lineia Freire, também, tem procurado se fazer conhecer e manter os trabalhos sociais junto às crianças daquele bairro.


O nome “Jardim de Aruanda” faz referência a uma encantaria, a encantados que são entidades que descem na umbanda. “Quando a gente fala de um jardim, a gente fala de vida, de nascimento e de pureza. O nosso trabalho faz muita referência a isso, a louvar os encantados através do nosso trabalho. E no jardim são muitas variações e muitas cores”, explica o responsável pela loja virtual, o artista parintinense Rafael Andrade, que também é adepto da religião de Umbanda.

Segundo Andrade, a escolha de se trabalhar de forma online é devido a facilidade que o modo virtual proporciona. “Na nossa loja você vai encontrar uma variedade de produtos, como crochê, macramê, pintura, pirogravura, entalhe em madeira, teçume de palha em garrafas, em bolsas e cestarias, bijuterias com sementes, contas plásticas e, também, produtos voltados para o Festival [Folclórico] porque é um público bastante extenso e a gente buscou alcançar eles”, informou.


Este ano, a loja virtual vai estar fisicamente durante o 56º Festival Folclórico de Parintins, na feira de artesanato com uma barraca para exibir e vender os seus produtos. “As pessoas vão acompanhar de perto. No ano passado nós tivemos bastante êxito, não somente de venda, mas de um público que chegava, olhava e compreendia. Trocamos muitas informações com público. E a gente faz questão de levar isso, ao vivo, para as pessoas terem esse feedback”, completou o artista.

Rafael fala do sentimento de poder comemorar o primeiro aniversário da Loja Virtual Jardim de Aruanda. “Além de gratidão, é muita responsabilidade e comprometimento com o nosso público, porque, a gente não trabalha apenas com a venda de produtos, a gente trabalha com a troca conhecimento e isso é muito importante para que as pessoas compreendam o que nós queremos passar através dos nossos produtos”, finalizou.

Os produtos da loja podem ser encomendados pela página oficial no Facebook e Instagram @jardimdearuanda, e pelo whatsapp (92) 99139-8534





Postar um comentário

0 Comentários