David Assayag recebe Medalha Jair Mendes, da Câmara de Parintins.

Foto: Simone Brandão/Camará Municipal

 O cantor, artista e levantador de toadas, David Assayag, foi homenageado e recebeu reconhecimento pelos relevantes serviços à cultura parintinense, durante a Sessão Solene de outorga do Mérito Cultural Medalha “Jair Mendes”, realizada na Câmara Municipal de Parintins, na manhã desta terça-feira, 23 de maio.

A solenidade contou com a presença dos vereadores, gestores, diretores, itens oficiais e artistas dos bumbás Garantido e Caprichoso, jornalistas e do bispo emérito dom Giuliano Frigeni.

No decorrer da solenidade, as manifestações das autoridades e convidados na Tribuna da Câmara exaltaram a trajetória de vida, de superação e os 35 anos de carreira artística de David.

A vereadora Márcia Baranda, autora da propositura, afirmou que não se pode negar a trajetória de David Assayag, e o quanto ele contribuiu para o desenvolvimento cultural do Festival Folclórico de Parintins.

“A minha justificativa de homenageá-lo é pelo reconhecimento e gratidão a Deus por esse ícone divulgar nosso Festival. Eu tenho certeza que quando o David estourou com a música vermelho o nosso festival ficou conhecido no Brasil e no mundo inteiro”, afirmou.

David Assayag agradeceu ao Legislativo Parintinense pela honraria, homenagens, respeito e carinho.

“Gente a toada é maravilhosa nosso festival é maravilhoso, eu venho desde 1988 eu tinha dezoito anos. Eu quero oferecer essa homenagem também a nosso querido Arlindo Junior que contribuiu muito com o Festival de Parintins. Eu sempre cantei as duas nações. Fora do festival somos um só e o festival para nós é importante” salientou.

A cantora Fafá de Belém, em vídeo, também fez a sua homenagem ao rei David, a voz da Amazônia.

“O David é a voz da Amazônia. A primeira vez que eu ouvi ele no Bumbódromo parecia que a Amazônia inteira cantava na voz dele. Ele merece todos os títulos, prêmios, todas as homenagens. Todas as toadas na voz do David ganham outra dimensão” afirmou.

Parintinense nascido pelas mãos de Dona Nega Parteira, David Assayag Neto é filho de Dona Nilce Ramos Assayag e Walter Assayag, e cresceu entre as cidades de Belém – Pará e Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira cantando em bares, arraiais e quermesses aos 14 anos.

Dono de uma voz inconfundível, reconhecido, inclusive, como a melhor voz do Amazonas, Assayag é aclamado como Rei David pela nação vermelha e branca e Imperador pela nação azul e branca, considerado a “Voz do Festival”, a “Voz da Amazônia” e eterno Levantador de Toadas dos Bois Caprichoso e Garantido.

Postar um comentário

0 Comentários