Em Parintins, Via Sacra da Juventude terá coleta de alimentos para serem doados as famílias carentes

 


A Via Sacra da Juventude, promovida pela Diocese de Parintins, por meio do Setor da Juventude, no dia 7 de abril, Sexta-feira Santa, terá o gesto concreto da doação de alimentos não perecíveis. Este ano o evento tem como tema “Jesus, Vocacionado do Pai, ensina-nos a partilhar com quem tem fome!”, alusivo à Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é “Fraternidade e Fome”, e também, ao 3º Ano Vocacional no Brasil.

Trajeto da Via Sacra

Para chamar mais a atenção para a problemática da fome no município de Parintins, a Via Sacra da Juventude vai sair da igreja da Comunidade Sagrada Família, Ocupação do Castanhal, uma das regiões da cidade onde diversas famílias vivem em situação de extrema pobreza.

Em seguida, a Via Sacra dos Jovens vai percorrer a Avenida Penetração, rua Sinval Rodrigues, Rua Beira Rio (Rua da Orla da União), Ponte Amazonino Mendes, Rua Barreirinha, Rua Simões Rodrigues, Rua Balbino Noronha, Rua Paraíba, Rua Governador Leopoldo Neves, Avenida Nações Unidas, Avenida Paes de Andrade e Avenida Amazonas com destino a Catedral de Nossa Senhora do Carmo.

De acordo com o diácono permanente, José Paulo Pacheco, ao longo do trajeto, as estações da Via Sacra da Juventude vão destacar a realidade social do local, ligando aos temas da Campanha da Fraternidade 2023 e do 3º Ano Vocacional.

“Por exemplo, quando chegarmos ali na Orla da União, vamos falar de fome, de um meio ambiente equilibrado, de uma ecologia integral. Aquele espaço que nos remete à questão ambiental. Passando em frente [a igreja] do São Francisco, vamos falar daqueles que são chamados a doar completamente a sua vida aos pobres. E assim, cada ponto onde será meditada as estações terão um significado”, informa.

Coleta de Alimentos

A novidade deste ano, informa diácono Pacheco, é a coleta de alimentos não perecíveis, como gesto concreto dos peregrinos, que posteriormente, serão transformados em cestas básicas para serem doadas às famílias carentes acompanhadas pelas paróquias.

“Todos os jovens que vão participar, nós fazemos aí esse pedido de trazer para ofertar durante a Via-Sacra. Vamos ter dois carros fazendo essa coleta. Cada jovem, cada participante é convidado a trazer o seu quilo de alimento não perecível. Também as famílias, se desejarem, são convidadas, se puderem, doar o seu quilo de alimento”, destaca.

Cruz dos jovens

Ainda como motivação de gesto concreto, o diácono convida aos que participarem da Via Sacra da Juventude, no dia 7 de abril, a levarem uma pequena cruz como demonstração de piedade e comunhão espiritual com Jesus Cristo até o Calvário.

“Convidamos todos os jovens que estarão conosco a confeccionar sua cruz para participar conosco, para levar neste dia e realmente viver este dia, este momento que é a Via Sacra. Mas a motivação real precisa ser o desejo de viver bem o Tríduo Pascal que encaminha para a Vigília, onde celebramos a vitória de Cristo sobre a morte, a presença de Cristo ressuscitado entre nós”, convida o diácono.

A Via Sacra da Juventude 2023 tem como objetivo proporcionar um momento de espiritualidade e meditação sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, mas também chamar a atenção da população e, principalmente, do poder público, para a realidade das famílias parintinenses que vivem o drama da fome.

Além disso, quer celebrar também o 3º Ano Vocacional no Brasil, que iniciou dia 20 de novembro de 2022, com a Solenidade de Cristo Rei do Universo, e terá o encerramento no dia 26 de novembro de 2023.

Fotos: João Carlos Moraes

Postar um comentário

0 Comentários