Oratório de Férias reúne juventude católica da Paróquia de Lourdes no final de semana


Em sua 3ª edição, o Oratório de Férias do Grupo de Jovens Despertar, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, voltou a reunir a juventude católica dos bairros de Palmares, Nazaré, Santa Rita de Cássia e São Vicente nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro. O evento ficou suspenso por dois anos em razão das medidas restritivas da pandemia de covid-19. Com informação de Alvorada Parintins.

Inspirado no Oratório de Dom Bosco, fundador da ordem dos Salesianos, o Oratório de Férias de Lourdes iniciou em 2019, implantado pelo irmão missionário Fidei Donum, o italiano Miguel Lazzerini, da Ordem Terceira de São Francisco, com o objetivo de proporcionar um momento de diversão, mas de oração e encontro com Deus, e deste modo, atrair os jovens para os serviços na igreja, formando colaboradores e leigos engajados nas pastorais e movimento da paróquia.

Durante três dias, os jovens participaram de missa, várias gincanas, como caça ao tesouro, corrida de saco, queimadas, voleio, circuito com obstáculos e, também, um momento pregação sobre o tema “Vocação: Graça e Missão”, roda de conversas acerca do filme “Um anjo em nossas vidas” (2020) dirigido por Rob Diamond, e da noite cultural denominada de Cristoteca. O encontro encerrou no domingo com o almoço da juventude.


Para o adolescente, Carlos Esaú, de 13 anos, o Oratório proporcionou um momento de alegria e encontro com Deus através das brincadeiras e momentos de reflexão.

“A gente veio aqui com muita alegria e determinação de ganhar as brincadeiras, nos divertir, dançar. Foi muito divertidos esses dias aqui, todo mundo disposto e com muita energia. Foi um momento de reflexão só pra gente, porque aqui nós conseguimos ter um momento com Deus através das brincadeiras”, destaca Carlos.

Ruth Fragata diz que foi maravilhosa a experiência de ter colaborado pela primeira vez na organização do Oratório e poder reviver o início de sua caminhada na igreja.

“Foi maravilhoso essa experiência com todos esses adolescentes, jovens. É como se a gente, que iniciou a caminhada como eles na adolescência, voltasse no tempo e ganhasse mais energia, mais força de continuar nossa caminhada. O sentimento buscamos despertar neles foi, justamente, o entusiasmo pela missão, a vontade de somar e de servir dentre das comunidades na qual cada um faz parte”, afirma Ruth.

O coordenador do Grupo Despertar, Roberto Alfaia, ressalta que “isso só demonstra o quanto a Igreja jovem está presente e quer ajudar, só precisa de uma oportunidade”. O coordenador destaca também o importante apoio da igreja no desenvolvimento do projeto.

“Graças a Deus, nosso pároco, Luiz Carlos, e nosso vigário, Jânio Negreiros, abraçaram essa causa em dar continuidade a esse trabalho, esse projeto que foi iniciado a quatro anos atrás e, hoje, a gente consegue vivenciar", disse.



Fotos: João Moraes

Postar um comentário

0 Comentários