Jogos Tradicionais Sateré-Mawé mobiliza aldeia Ponta Alegre, no Rio Andirá, em Barreirinha-AM

 


A 2ª Olimpíada de Jogos Tradicionais Sateré-Mawé que reúne as modalidades natação, arco e flecha, arremesso de lança, zarabatana, futebol com bola de palha, atletismo, criação de armadilha de caça, e outras atividades esportivas, está a todo vapor.

O evento acontece na aldeia Ponta Alegre, no Rio Andirá, Município de Barreirinha-AM.

De acordo com um dos organizadores da competição, Naasson Menezes, o grande objetivo é proporcionar aos jovens indígenas a socialização por meio do esporte e a valorização da cultura Sateré-Mawé.

A competição teve início no dia 4 de janeiro de 2023, com a abertura oficial na comunidade Ponta Alegre.

A 2ª Olimpiada de Jogos Tradicionais Sateré Mawé é realizada pela associação Arawa Ypy-Toco de Pau D’arco, Escola Municipal Professora Rosa Cabral e Amigos de Ponta Alegre.

Naasson Menezes destaca que o evento iniciou com um café regional, em seguida a cerimônia da abertura, apresentação das equipes, lideranças indígenas locais e com a apresentação do grupo de jovens do Distrito com a música “Nosso povo, nossa aldeia”.

A Associação Indígena Arawa Ypy, Escola Municipal Professora Rosa Cabral e Amigos de Ponta Alegre estão otimistas que na segunda edição dos jogos possa prevalecer o espírito esportivo e que seja um momento de congraçamento para os participantes, pois o esporte faz parte da formação das pessoas.

O evento é realizado todas as quartas-feiras e segue até dia 19 de abril onde se comemora a Semana dos Povos Indígenas.

Fonte Alvorada Parintins

Postar um comentário

0 Comentários