Diácono João Paulo Teixeira Cantuares é ordenado sacerdote da Diocese de Parintins




O diácono João Paulo Teixeira Cantuares foi ordenado sacerdote da Diocese de Parintins na noite deste sábado, 28 de janeiro. A celebração ocorreu na Igreja de Santo Antônio, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Assunção, na cidade de Nhamundá, sendo presidida pelo bispo emérito, Dom Giuliano Frigeni, e concelebrada por demais padres diocesanos.

Natural da comunidade Sagrado Coração de Jesus, zona rural do município de Nhamundá, João Paulo é o 22º sacerdote ordenado por Dom Giuliano e o último a ser consagrado pelo missionário italiano do Pime (Pontifício Instituto das Missões Exteriores) como bispo da Diocese de Parintins, após completar 75 anos e ter a sua carta renúncia aceita pelo Papa Francisco, conforme prescreve o Código do Direito Canônico.

Em sua homilia, Dom Giuliano, lembrou que pelo sacramento do Batismo o cristão renasce para uma vida nova, afirmando a sua pertença Cristo, e que o ministro ordenado é aquele que bebe da fonte, que é o próprio Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, para permanecer fiel a Ele, defender a Sua Igreja e servir ao povo de Deus.

"O nosso sacerdocio vai ser trazido aonde tu for, dentro da tua consagração, para que tu possa fazer crescer a Igreja onde as pessoas dizem 'como é que eles conseguem crescer assim?' Que tu possas dizer todas as noites, como disse Bento XVI 'Jesus, eu te amo' o último desejo de encontrar o Amado que te escolheu. E que nós, que sabemos o quanto é importante ser amados e aprender a amar, queremos isso, com essa tua consagração, que tu possas continuar na nossa fraternidade", disse o bispo emerito.

O neo-sacerdote escolheu a passagem bíblica do Evangelho segundo São Lucas “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27)” como lema de seu ministério sacerdotal, significando que, como membro do clero parintinense, estará sempre a serviço de Deus e do Seu povo.

Ao final da celebração, o neo-presbítero, João Paulo, agradeceu a Deus pelo dom da vida e pela vocação. Também agradeceu a todos os presentes, pais, familiares, amigos, formadores e ao clero de Parintins e da Diocese de Patos de Minas (MG), onde estudou Filosofia, aos cristãos vindo em caravana de outras paróquias. Saudou as autoridades políticas que marcaram presença e ao novo bispo de Parintins, Dom José Albuquerque de Araújo, que assumirá a diocese apartir do dia 12 de fevereiro. Agradeceu ainda ao bispo emérito Dom Giuliano pelo cuidado e confiança ao serviço pastoral ministerial sacerdotal.

Emocionado, recordou o padre Francisco Dineli, morto em 2017, sacerdote e educador, com quem criou amizade e de quem recebeu orientação e conselhos para continuar discernindo a vocação.

Por fim, Padre João Paulo reafirmou o seu lema sacerdotal. 

"Aqui está um amigo, um irmão, agora, como padre João Paulo. Rezem para que eu possa exercer com muito amor e zelo o meu ministério presbiteral, pois, "Estou no meio de vós como aquele que serve", disse.

Padre João Paulo celebrou a sua primeira missa em sua comunidade de origem, o Sagrado Coração de Jesus, no lago do Aduacá.


Fonte Alvorada Parintins

Foto: Diocese de Parintins


Postar um comentário

0 Comentários